quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso participa de mobilização nacional pela leitura

PUBLICIDADE

Em abril o município de Barueri, em São Paulo, se mobilizou para envolver toda a população em um dia inteiro dedicado à leitura. Surgiu assim o Diadeler Tododia. Policiais rodoviários promoveram uma blitz pela leitura nos pedágios, operários leram na hora do almoço, alunos e professores leram na sala de aula, passageiros leram dentro dos ônibus. Houve até a leitura da Bíblia durante 12 horas e a leitura ininterrupta dos dois volumes de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. A iniciativa se espalhou pelo país e, neste dia 1º de outubro, acontece uma nova edição do Diadeler Tododia com a participação de vários estados, inclusive Mato Grosso.

Nesta quinta-feira (1º de outubro) diversas bibliotecas públicas municipais, além da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM), participam da iniciativa com ações de leitura, troca de livros e várias outras atividades de incentivo ao hábito de ler. Em Cuiabá, a ação acontecerá no bairro Doutor Fábio. A Escola Municipal Dr. Fábio Firmino Leite receberá a Biblioteca Itinerante, das 8h às 17h. Entre as atividades programadas há contação de histórias, roda de leitura, espetáculo teatral, oficina literária, musicalização e apresentações culturais.

Esta ação descentralizada, de aproximar a leitura da população, faz parte do projeto de itinerância da BPEEM, que vem percorrendo municípios e bairros da Capital. A Biblioteca Itinerante começou sua jornada este mês no município de Água Boa.

Também participam do Diadeler Tododia as bibliotecas dos municípios de Querência, Marcelândia, Água Boa, Vera, Rondonópolis, Cáceres, Nova Mutum, Canarana, Peixoto de Azevedo, Paranatinga e as bibliotecas comunitárias Saber com Sabor, na Capital.

Além de Mato Grosso, os estados do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Piauí e Santa Catarina já se mobilizaram pela leitura neste 1º de outubro. A mobilização é bastante simples. O que vale é ler. Seja em casa, na escola, na praça, no transporte público. Podem ser livros, revistas, gibis ou até bulas de remédio. O objetivo é incentivar o hábito de ler e mostrar o quanto ele é benéfico, já que aumenta o vocabulário, facilita a escrita e o entendimento e ainda pode ser classificado como lazer, pois os livros abrem portas para o mundo do conhecimento e da fantasia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE