quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Reunião deverá definir esforço para votação da Lei Kandir

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Uma reunião, nesta quarta-feira, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) deverá definir o ‘esforço de votação’ pela Câmara dos Deputados do projeto de lei complementar que regulamenta dispositivos da Lei Kandir. O Encontro com os Parlamentares – Gestão 2019/2022, com presença dos presidentes da Entidades Estaduais e a Diretoria da CNM.  deve contar com a presença do presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Segundo o relator do projeto na Comissão Especial Mista do Congresso Nacional, senador Wellington Fagundes (PR-MT), que estará no encontro, a regulamentação é fundamental para garantir inicialmente a obrigatoriedade do pagamento da compensação aos estados e municípios exportadores de produtos primários e semielaborados. Pela lei, esses produtos estão isentos de cobrança de ICMS.

Na segunda-feira, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) esteve no Tribunal de Contas da União (TCU) e se comprometeu a colocar em votação até o fim de março o projeto de lei complementar para definir as regras de repasse da Lei Kandir. “Assim que a Câmara votar essa matéria, ela vem ao Senado. Já temos o compromisso para votar rapidamente” – disse o relator.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu ao Congresso Nacional prazo de um ano para aprovar uma lei fixando novos critérios para compensar estados exportadores pelas perdas com a isenção de ICMS, prevista na Lei Kandir.  No ano passado, não houve acordo para votação do Projeto de Lei Complementar 511/18, relatado pelo senador republicano.

O projeto que aguarda votação na Câmara dos Deputados obriga a União a entregar anualmente R$ 39 bilhões a estados e ao Distrito Federal como compensação pela não incidência do ICMS – principal tributo estadual – sobre exportações de bens primários e semielaborados e sobre operações interestaduais destinadas à industrialização e à comercialização. O valor foi calculado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne secretários estaduais de Fazenda.

Wellington admite que a votação dessa matéria deve ser fruto de uma negociação com o Governo Federal. A obrigatoriedade do pagamento da compensação ficou acordado já no ano passado, mas as divergências se deram nos valores. Além disso, o Governo concordou com a sugestão do relator de corrigir os valores da compensação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Sem entendimento, o Governo Federal deixou de efetuar o repasse da compensação, vencido no final de dezembro, aos estados e municípios, na ordem de R$ 1,9 bilhão, relativo ao Apoio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX).  “O Ministério da Fazenda rechaça o pagamento de perdas apuradas ao longo dos anos”, disse o senador.

Sobre o parecer da área técnica do Tribunal de Contas da União, que concluiu que a União não tem mais a obrigação de fazer repasses aos Estados por conta da Lei Kandir, Wellington foi taxativo. “A nossa disposição de votar essa matéria independe do parecer”, assinalou, ao lembrar que o próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião com deputados e senadores na Comissão Mista do Orçamento (CMO), no ano passado, se comprometeu a estudar e melhorar a compensação devida aos estados e municípios.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é socorrido pelos bombeiros após ser esfaqueado em Sorriso

Um homem, de 23 anos, foi socorrido pelo Corpo...

Bombeiros combatem queimada em vegetações do aterro sanitário de Alta Floresta

Os militares do Corpo de Bombeiros fizeram, ontem, combate...

Preso em Mato Grosso foragido da justiça de alta periculosidade do Maranhão

Em apoio à Polícia Civil do Maranhão, equipe da...

Começa na 2ª feira saque do FGTS para nascidos em setembro

O saque emergencial do FGTS para os trabalhadores nascidos...
PUBLICIDADE