SocialNews

Açaí ajuda a combater inflamação além de ser fonte de energia

Você certamente já experimentou ou pelo menos ouviu falar no açaí em algum momento da sua vida, né? A sementinha roxa, originária da mata nativa da Amazônia, é uma das frutas brasileiras que se tornaram mais conhecidas e consumidas no passar dos anos, seja para as pessoas que praticam atividades físicas diariamente ou para aquelas que só gostam de cuidar da saúde e da alimentação de modo geral. Isto porque o açaí é considerado um super alimento, principalmente pelos seus altos valores nutritivos, com excelente fonte de vitaminas, cálcio, magnésio e potássio, além de altas propriedades antioxidantes, sendo essa a razão pela qual o fruto vem tomando as prateleiras dos mercados estrangeiros. Pensando nisso, entrevistamos a nutricionista Camila Monteiro a dermatologista Hilda Soares e separamos as melhores dicas para consumir o açaí!

Além do sabor! o açaí auxilia na acne, revitaliza a pele e retarda envelhecimento precoce

Apesar da maioria das pessoas conhecerem o açaí por conta de seu sabor refrescante, a fruta traz inúmeros benefícios e receitinhas também para o corpo e rosto, além de ser um bom aliado para fortalecimento das unhas. Suas propriedades esfoliantes, anti-inflamatórias e antioxidantes estão conquistando muitas pessoas que se preocupam em manter a pele bem hidratada e renovada, como explica a dermatologista: “Ele remove as células mortas e radicais livres, auxiliando em quadros inflamatórios como a acne, revitalizando a pele e ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, provocado por agentes agressores como o tabagismo e o sol”. Os antioxidantes presentes no açaí ajudam a melhorar o aspecto da pele, reduzindo manchinhas e rugas faciais. Para isso, pode ser feito uma misturinha caseira, como indica Hilda: “Podemos associar o açaí com outros agentes hidratantes e esfoliantes, como o mel e a aveia. Uma receitinha para deixar a pele mais bonita que pode ser aplicada semanalmente, é uma máscara com 1 colher de sopa de polpa de açai + 1 colher de sopa de aveia, + 1 colher de sopa de mel: misturar tudo e aplicar no rosto. O tempo de agir da máscara é de 20 minutos. Outra opção seria substituir a aveia por romã ou morango”, explica.

Açaí traz sensação de saciedade, mas atenção aos cuidados: ‘depende da forma e quantidade’

O açaí pode ser consumido em receitas doces ou salgadas, de diversas formas, como no acompanhamento de peixes ou em sorvetes, por exemplo, garantindo muita energia, além de outros benefícios à saúde. Segundo a nutricionista Camila Monteiro, o açaí é um bom aliado na hora de perder peso, mas pode vir a ser uma má ideia se consumido da maneira errada: “O fruto é um alimento bem calórico, mas é fonte de uma gordura boa, que promove a saciedade, além de ser rico em fibra, ajudando a promover o emagrecimento. Optar pela ingestão do açaí puro, sem o xarope de guaraná, que é como mais encontramos pelas lojas, é a melhor forma de se consumir, entretanto, pode-se bater o fruto com algum tipo de adoçante natural, ou até com mel”, conta a nutricionista, acrescentando que: “O xarope de guarana, na verdade, diminui as qualidades do açaí, pois ele eleva o índice glicêmico gerando um pico de insulina, que consequentemente estimula na formação de gordura, principalmente a mais indesejada, aquela localizada”, explica.

Boom de energia! Reduz a celulite e é um ótimo pré-treino!

Existem infinitas maneiras de consumir o açaí em prol do seu objetivo. Além disso, ter uma rotina de atividades físicas e a alimentação saudável vai auxiliar para um bom desempenho nos exercícios, por esse motivo, o açaí para atletas é uma excelente opção, como explica Camila: “Ele pode ser usado como uma boa estratégia tanto no pré quanto no pós treino. Para quem está querendo emagrecer, o fruto antes de ir malhar é uma ótima fonte de energia que prioriza a gordura. Já no pós treino o açaí pode ser batido com uma fonte de proteína, como o whey”. Outra boa função do açaí é como agente desinflamatório: “Por ser considerado um super-alimento, ele atua no processo do emagrecimento, além de ser rico em antocianina, que é um dos antioxidantes mais potentes da natureza, então ajuda a desinflamar o corpo. Se a gente for pensar na celulite como uma inflamação na pele, o açaí também vai ajuda a combater a celulite”, conta Camila.

Purepeople (Foto: Instagram)
Tags