Saúde

Viabilizada estrutura para leitos de UTI em Sinop

O principal impedimento para a instalação dos equipamentos dos seis leitos de UTI Unidades de Terapia Intensiva de Sinop já está sendo solucionado. De acordo com o coordenador administrativo do Hospital Santo Antonio, Wellington Randall Arantes, um novo transformador foi adquirido para melhorar a distribuição elétrica e atender as necessidades dos leitos UTI.
“Acredito que entre 15 e 20 dias esse transformador esteja instalado e possamos dar início à instalação do equipamento da UTI”, explicou ao Só Notícias, ressaltando que o quadro de profissionais médicos já está sendo providenciado. A falta de UTI’s é uma das grandes deficiências de Sinop na área de saúde. Quem precisa de atendimento emergencial acaba sendo encaminhado para UTI do Hospital Regional em Sorriso ou para hospitais particulares em Cuiabá. A nova ala não atenderá somente Sinop, mas toda a região.

A unidade da UTI de Sinop funcionará no Hospital Santo Antônio – que é uma fundação hospitalar. O anexo, com capacidade para 10 leitos, foi construído com dinheiro mandado por médicos e benfeitores da Alemanhã (os mesmos que ajudaram a construir o hospital, na década de 80, a pedido da Igreja Católica). As UTIs devem ser credenciadas pelo SUS- Sistema Único de Saúde. Já houve uma solicitação para que fossem instaladas mais quatro leitos, que vão atender Sinop e as cidades da região.
Os equipamentos foram orçados em R$ 720 mil em recursos do Fundo Estadual de Saúde.

Para instalação dos leitos existia apenas a necessidade de aumentar a capacidade de energia do estabelecimento, o quê, segundo o administrador do hospital, já foi providenciado.