Saúde

Vacinação contra pólio atinge 93% em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou 5.305 crianças no município de Sorriso na segunda etapa da campanha de multivacinação. O número representa 92.91% da meta de imunização prevista pela secretaria, que era de 5.710 crianças menores de cinco anos.

De acordo com o secretário Elso Rodrigues, Sorriso conseguiu, nesta segunda etapa, superar o número de crianças imunizadas em julho, quando ocorreu a 1ª etapa da vacinação. “Em julho foram vacinadas 5.150 mil crianças, 90,19% do total a ser imunizada. Agora já conseguimos aumentar esse número e espero que na próxima consigamos atingir 100% das crianças sorrisenses”, declara Elso.

A Poliomielite é um vírus se desenvolve na garganta ou no intestino e se espalha pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios provocando a paralisia. Nos casos mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer.A única forma de se prevenir é com a vacinação. Não existe tratamento específico para a doença e não há cura. Por isso, é importante que as crianças tomem todos os anos a vacina contra a poliomielite até completarem 5 anos de idade.

No Brasil, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil foi criada em 1980. De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Por isso, a vacinação é importante para que o Brasil continue sem registrar casos da doença.