sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

UFMT doa mais 150 litros de álcool gel para dois hospitais em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução/arquivos)

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, professor Evandro Soares da Silva, entregou, hoje, para o Hospital Universitário Júlio Müller e ao Hospital do Câncer 150 litros de álcool gel, do projeto de extensão da universidade que está sendo fabricado no Centro Olímpico de Treinamento (COT) em Cuiabá.  Foram entregues 200 exemplares do livro “Coronavírus”, desenvolvido pelo projeto de extensão MT Ciência, do câmpus de Sinop. “Esse momento é importante para a UFMT pois aqui cumprimos nossa função social e vamos além, pois a partir do conhecimento aqui gerado produzimos álcool gel que será de fundamental importância para toda a rede pública de saúde, uma vez que a UFMT vai disponibilizar esta produção”, afirmou.

O Hospital do Câncer recebeu 100 litros.  Para o Julio Muller foram 50 litros de álcool gel. “A doação de álcool gel auxilia muito porque temos enfrentado problemas para a compra de produtos porque, mesmo com o recurso, não encontramos fornecedor com o valor real. Recebendo essa doação, podemos reverter esse custo para a aquisição de outro material necessário neste momento”, informa Lays Ferreira, assistente administrativa. A unidade atende, em média, 100 crianças por mês.

A professora Marilza Castilho Terezo, responsável pelo controle da qualidade do produto, explicou que a universidade “segue os critérios e resoluções da Vigilância Sanitária e temos que certificar o teor de álcool nesse gel porque entre 68 e 72% ele tem atividade para matar o vírus. Também controlamos a viscosidade e a pegajosidade do produto, para que ele fique mais gostoso de ser espalhado nas mãos”, explicou, A iniciativa coordenada pelo professor Ailton Terezo reúne 57 estudantes dos cursos de Química (bacharelado e licenciatura), Engenharia Química do Câmpus de Várzea Grande, Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Faculdade de Nutrição (Fanut), Enfermagem, Educação Física, Economia, Medicina e Engenharia Sanitária e Ambiental; 14 professores, dos cursos de Química, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Educação Física e 5 técnicos administrativos e atualmente tem a perspectiva de produzir 65 mil litros, que serão distribuídos em todos os câmpus e para hospitais de Cuiabá.  O projeto conta com recurso de mais de R$ 500 mil do ministério da Educação, oriundo da Medida Provisória 942, de 02 de abril e previa a produção inicial de 50 mil litros, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE