quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop não tem Coronavírus, afirma secretaria • 2 pacientes suspeitos estão na UTI • 20 pessoas em isolamento em suas casas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Editoria com Luan Cordeiro (atualizada 19:57h - foto: Só Notícias/arquivo - infográfico: GCOM-MT)

A secretaria municipal de Saúde divulgou, há pouco, boletim apontando que saíram mais resultados de exames e 8 casos suspeitos deram negativo para Covid-19. Oficialmente, Sinop não tem caso da doença. 22 pessoas estão sendo monitoradas com suspeita por algum sintoma semelhante e são esperados os resultados dos exames. Deste total, 20 estão em isolamento em casa e acompanhados diariamente pelas equipes da Secretaria e Vigilância Epidemiológica e dois estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – um homem de 45 anos e uma mulher de 73 anos.

O médico intensivistas e responsável técnico da UTI do Hospital Regional de Sinop, Christian Teruya, informou, há pouco, em entrevista coletiva, informou que um dos casos que está sendo investigado é de um servidor da secretaria municipal de Saúde. “Todas as pessoas que trabalhavam com ele já foram orientadas e estão fazendo a quarentena em casa, são mais servidores da parte administrativas e estão orientadas da maneira devida”, expôs

O médico também explicou que “a queda no número de (casos) suspeitos é porque houve uma mudança de protocolo no ministério da Saúde. Além disso oito foram descartados, e outros 85 casos deixaram de ser suspeitos com o novo protocolo”. “Anteriormente, o protocolo considerava que todo paciente com quadro gripal poderia ser colocado como possível caso de Coronavírus. Agora não. É somente os casos que sejam necessários de se realizar o teste”, destacou.

Christian também abordou sobre o tempo para o resultado dos testes. “Temos que entender o seguinte, o teste confirmatório realmente vai demorar mesmo em países de primeiro mundo, devido à dificuldade dos exames, então é normal esse maior tempo para um resultado definitivo”, salientou. “O Covid-19 diferente do vírus da gripe, tem uma particularidade que é a permanência dele no ambiente, na superfície, e isso dificulta muito. Contatos simples podem transmitir o vírus, então é importante evitar o máximo possível a saída de casa, só quando é necessário. Além disso manter a higienização, lavagem das mãos, rostos, tirar os sapatos quando chegar em casa, se possível se higienize antes de entrar em casa. Só assim conseguiremos impedir que o vírus se prolifere em nosso município”, completou.

Por determinação do ministério da Saúde, a partir de hoje a secretaria municipal de Saúde segue as novas normas técnicas adotadas pelo órgão federal e, inclusive, pela secretaria estadual para divulgação dos boletins diários de casos do Covid-19. As normas determinam que não serão divulgados os números das pessoas que estão em isolamento por apresentarem sintomas de síndrome gripal leve. No entanto, todas essas pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.

Atualmente, o governo federal já não mensura o número de casos suspeitos de Covid-19 no Brasil, mas sim os dados e notificações referentes à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – modalidade que engloba possíveis suspeitas de coronavírus e influenza, por exemplo.

O boletim da secretaria estadual, desta tarde, aponta 18 pessoas com Covid-19 em Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Nova Monte Verde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE