Saúde

Sinop: casos de dengue aumentam 390% em janeiro

O número de contaminações de dengue vem aumentando em Sinop. Somente no mês de janeiro foram confirmados 79 casos, representando aumento de 390% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando apenas 16 pessoas foram contaminadas. Mas esse número pode ser mais preocupante.

Segundo o secretário de Saúde, Valério Gobatto, para cada caso confirmado a estimativa é que outros cinco não estejam contabilizados. Muitas pessoas acabam não procurando as unidades de saúde ou hospitais. “É muito importante que as pessoas procurem a secretaria ou podem ligar, que iremos até a residência e faremos o registro e bloqueio”, declarou.

A maioria das contaminações ocorreram no bairro Jardim Botânico e residencial Sul. Para conter a proliferação do mosquito transmissor, a secretaria está aplicando inseticida, o mesmo utilizado no fumacê, entre as avenidas Jacarandás e Acácias, e Embaúbas e Flamboyants.

Em outras regiões o bloqueio é feito manualmente, por agentes de saúde, que visitam periodicamente as residências. O alerta também é para a grande ocorrência de focos nos lixos domésticos, como latas, plásticos, garrafas, entre outros, principalmente com a intensidade das chuvas. O acúmulo de água favorece a reprodução do mosquito.

Em municípios vizinhos, como Sorriso e Vera, foi aplicado o fumacê, devido o alto número de casos de dengue registrados.