sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Secretaria Estadual confirma 2ª etapa de campanha contra a polio no mês que vem

PUBLICIDADE

Durante a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite o Estado de Mato Grosso já ultrapassou a meta de 95% de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde. Para a segunda etapa que tem inicio no dia 20 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde, concentra todos os esforços para que esse percentual seja ultrapassado. A meta do Estado nessa segunda etapa é vacinar mais de 288 mil crianças. Serão disponibilizadas 500 mil doses da vacina, para crianças abaixo de 5 anos.

De acordo com o Gerente de Imunopreveníveis, Anderson C. de Souza, “a campanha é realizada em duas etapas. A primeira foi no período de 11 a 30 de junho. A segunda etapa de vacinação que vai acontecer de 20 de agosto a 06 de setembro serve para reforçar a imunização da criança, uma vez que ao receber a segunda dose ela estará livre da pólio, durante todo o ano”, disse.

O dia “D” está programado para no dia 25 de agosto, onde uma grande mobilização é montada para atender a demanda dos pais que buscam os postos para vacinarem seus filhos. “Como é de costume, o dia “D”, é celebrado com uma grande mobilização da campanha, uma vez que é nesse dia que os pais costumam levar as crianças menores de 5 anos para tomarem a duas gotas da vacina contra a poliomielite, por isso nesse dia todo aparato montado para a campanha será utilizado para melhor atender a população”, disse o Gerente de Imunopreveníveis da Ses.

O Gerente de Imunopreveníveis, Anderson Clementino de Souza, lembra que a campanha terá uma estrutura voltada para melhor atender toda a população. Serão disponibilizados cerca de 25 veículos da Ses para dar suporte as Prefeituras Municipais, somando um total de 530 carros que irão participar da campanha. “Além dos veículos serão ofertados 1.460 postos de vacinação distribuídos nos 141 municípios, com a participação direta de mais de 4.300 funcionários, que estarão auxiliando nos trabalhos de vacinação”, disse ele.

Os pais não devem esquecer de levar aos postos o Cartão de Vacinação de seus filhos, uma vez que através dele que os técnicos da Saúde verificam se há alguma vacina que a criança ainda não recebeu e que faz parte do esquema básico da vacinação.”Se for constatado que a criança não recebeu alguma vacina necessária, ela será aplicada e anotada no cartão de vacinação”, disse Anderson C. de Souza.

NO BRASIL – O Brasil é considerado um dos países livres da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que há circulação do vírus selvagem. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, pode ocorrer a reintrodução do polivirús em nosso país. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 4 anos contra a paralisia infantil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE