Saúde

Secretaria em Nova Mutum fará campanha com testes rápidos para identificar hepatite, HIV e sífilis

Os testes rápidos serão disponibilizados pela secretaria de Saúde, nas unidades dos bairros Araras, Seringueiras, Arara Azul e Jardim Primavera no dia 3 de agosto das 08h às 17h, leva em torno de 15 minutos entre coleta e resultado preliminar. Serão feitos teste de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.

Para os resultados positivos, os pacientes serão encaminhados para avaliação médica. “Essas unidades estarão abertas para atender a população, queremos conscientizar cada cidadão sobre a importância de realizar esses testes. É uma ação preventiva de maneira rápida e prática, onde qualquer pessoa em idade adulta pode fazer”, explicou a coordenadora da secretaria de Saúde, Luciane Mayer.

Assim como nos casos de Hepatite e HIV, o teste de sífilis deve ser feito com regularidade. Nos casos em que for positivo, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para teste laboratorial para conclusão do diagnóstico. A sífilis tem cura. O tratamento deve ser realizado imediatamente com aplicação de penicilina.

Redação Só Notícias