Saúde

Secretaria de Saúde de Sorriso faz campanha contra câncer de colo de útero

Devido a vergonha, preconceito ou medo, muitas mulheres deixam de realizar o exame ginecológico para detectar o câncer de colo de útero.
Com o objetivo de acabar com a incidência da doença entre as mulheres da comunidade e conscientizá-las da importância do exame, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso está convidando todas as mulheres a realizarem o exame preventivo nas unidades de saúde da família. Para aquelas que não podem comparecer nos postos durante a semana, podem ir até o Centro de Especialidades Médicas, nos sábados, das 13:00h às 17:00h horas.

O câncer de colo de útero é o quarto tipo de câncer que mais mata mulheres e a terceira doença mais comum entre a população feminina do Brasil. Mesmo com esses índices negativos, dentre todos os tipos, o câncer do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente.

As mulheres mais afetadas são as que têm entre 40 e 60 anos de idade e as que têm menos de 30 anos de idade são raridades dentro do grupo de risco.