Saúde

Rede pública de saúde começará a ofertar testes de gravidez em Sinop

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sinop passarão a ofertar, a partir desta semana, testes rápidos de gravidez para as moradoras do município. Conforme a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Juliana Rosinke, para realizar o teste, a moradora que está com suspeita de gravidez pode marcar uma consulta diretamente com a enfermeira ou enfermeiro da unidade de referência.

Segundo a prefeitura, a oferta do teste rápido para detecção precoce da gestação é preconizada pelo Ministério da Saúde. Esse serviço tem como objetivo o acolhimento da equipe de Atenção Básica à gestante, além de proporcionar situações como início do pré-natal em tempo oportuno e, também, orientações baseadas nas necessidades singulares de cada usuária.

O guia técnico do Ministério da Saúde destaca que o teste rápido é indicado para mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual. O tempo de atraso para realização do teste deve observar a indicação do insumo disponível, sendo em sua maioria igual ou superior a sete dias.

Atualmente, Sinop conta com 25 unidades básicas de saúde, incluindo na zona rural. Também dispõe de 38 equipes de atendimento, conforme divulgado pela assessoria de imprensa.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)