sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Paciente morre na UPA em Sinop e Instituto de Saúde confirma dengue hemorrágica

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria)

A assessoria da secretaria municipal de Saúde confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que uma mulher, 18 anos, morreu, esta manhã, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com suspeita de dengue. O Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), que faz a gestão da UPA, informou, em nota no início da noite, que ela foi atendida no sábado (14), passou por exames, acabou sendo medicada e “liberada com orientação médica, sem sinais de infecção”.

Ela retornou a unidade ontem  “relatando dor abdominal intensa, apresentando quadro de agravamento brusco, no entanto estava consciente e orientada. Foram feitos novos exames laboratoriais na paciente, que demonstraram queda significativa nas plaquetas, onde foi confirmado o quadro de dengue hemorrágica. Imediatamente, foi regulada para o Hospital Regional de Sinop. Durante a madrugada, a paciente teve uma parada cardíaca, foram realizadas manobras de ressuscitação cardiorespiratória sem sucesso, constatado óbito”, informou.

Esta é a terceira morte por dengue confirmada em Sinop, desde janeiro. Outro caso está sendo investigado, de acordo com o recente balanço da secretaria municipal de Saúde.

A mulher que faleceu, hoje, deve ser sepultada nesta terça-feira em Sinop.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), mais de 1,6 mil casos de dengue foram confirmados em Sinop até 29 do mês passado,  média superior a 27 por dia. Ao todo, houve 5.530 notificações, sendo que 3.858 foram descartadas.

Como forma de combate ao mosquito transmissor da doença, a prefeitura de Sinop tem feito uma série de frentes de trabalho. Uma delas começou ainda em janeiro, é uma força tarefa com agentes de endemias, que já percorreram 90 bairros do município. Até o fechamento do mês de fevereiro, 46.968 residências haviam sido visitadas, sendo que em 1.355 imóveis foram encontrados focos do mosquito e em 1.087 houve o tratamento com larvicida. Outros 16.774 imóveis estavam fechados. Outra ação foi o inicio da aplicação do fumacê nos bairros. Após solicitação, o governo do Estado acatou e o processo começou. Seguindo a orientação repassada, os agentes aplicam o procedimento em horários específicos, sendo das 6h às 8h e das 16h às 20

Conforme Só Notícias já informou, na semana passada, em Lucas do Rio Verde, uma jovem, de 24 anos, também morreu e a secretaria municipal de Saúde confirmou que está sendo investigada a possibilidade de ser por dengue. De acordo com o documento da secretaria a “paciente estava sendo acompanhada pelo serviço de saúde público, privado e hospital há alguns dias, porém teve piora do quadro clínico”.

(Atualizada 20:38h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor fica desacordado após colisão e queda de moto em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Yamaha Factor e...

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...
PUBLICIDADE