sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 1,6 mil casos de dengue foram confirmados em dois meses em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Ademir Specht/assessoria)

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que 1.672 casos de dengue foram confirmados em Sinop até 29 do mês passado. Uma média superior a 27 confirmações por dia. Ao todo, houveram 5.530 notificações, sendo que 3.858 foram descartadas.

Somente em fevereiro, foram registradas 2.912 notificações, sendo que 2.143 não se confirmaram, enquanto 769 casos deram positivo. Deste total de confirmações, 19 foram de dengue com sinais de alarme e 4 dengue grave. Não foram registrados óbitos durante o período.

Em janeiro, quando os casos começaram a aumentar, houveram 2.618 suspeitas, sendo que 903 se confirmaram, enquanto 1.715 não. Dos positivos, 36 foram com sinais de alarme, 8 graves, e dois óbitos foram registrados. Além disso, há uma morte ainda sob investigação.

Como forma de combate ao mosquito transmissor da doença, a prefeitura de Sinop iniciou uma série de frentes de trabalho. A primeira, que começou ainda em janeiro, é uma força tarefa com agentes de endemias, que já percorreram 90 bairros do município. Até o fechamento do mês de fevereiro, 46.968 residências haviam sido visitadas, sendo que em 1.355 imóveis foram encontrados focos do mosquito e em 1.087 houve o tratamento com larvicida. Outros 16.774 imóveis estavam fechados.

Outra ação do executivo foi o inicio da aplicação do fumacê nos bairros. Após solicitação, o governo do Estado acatou e o processo começou. Seguindo a orientação repassada, os agentes aplicam o procedimento em horários específicos, sendo das 6h às 8h e das 16h às 20h.

Há poucos dias, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a prefeitura também começou a realizar o monitoramento de residências com drones. A ação está percorrendo inicialmente a área entre as avenidas Jacarandás, Figueiras, Itaúbas e Embaúbas, que compreendem o quadrilátero central de Sinop.

Além disso, alguns postos de saúde passaram a atender em horário estendido, sendo das 7h às 22h. Ao todo sete unidades estavam com esse atendimento, mas esta semana os postos dos bairros Oliveiras, Jacarandás, Sabrina e Menino Jesus retornaram à normalidade. As unidades Maria Vindilina II, Primaveras e Violetas mantiveram o horário prolongado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE