quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Novo modelo de gestão do SUS deve melhorar atendimentos no Nortão

PUBLICIDADE

Cerca de 200 pessoas entre prefeitos, secretários de Saúde e Conselhos Municipais de Saúde, estão participando, em Sinop, do fórum de discussão sobre o fortalecimento da gestão regionalizada do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. As discussões estão sendo conduzidas pela coordenadora do Departamento de Apoio a Descentralização do Ministério da Saúde, Ana Lúcia Pereira, e pelo supervisor de Ações Descentralizadas da Secretaria do Estado de Saúde, Caio César de Andrade.

O novo pacto tem como objetivo descentralizar e regionalizar os serviços nos próprios municípios. O supervisor Caio César Andrade explicou, em entrevista ao Só Notícias, que o novo pacto pela saúde deve ser concluído em nove meses. Neste período serão realizadas discussões com os pólos e gestores municipais. “O pacto vai trazer parcerias de trabalhos envolvendo o Estado, os municípios e a Federação, com isso não estamos pactuando apenas os recursos financeiros, mas estamos pactuando também os serviços do município que tem uma demanda pequena de equipamentos, com um município vizinho que tem equipamentos mais avançados, especialmente para exames”, acrescentou.

A descentralização visa fortalecer os atendimentos nos próprios municípios e regionais, evitando que muitos pacientes precisem se deslocar para outras regiões do Estado para ser atendidos, como acontece atualmente. “É o fortalecimento do SUS para atender a todos sem discriminação, melhorando o sistema de atendimento, em que todos os municípios terão os mesmos atendimentos”, salientou o supervisor.

O novo pacto também vem solucionar a demora em alguns atendimentos. Há casos em que pacientes esperam meses para conseguir uma consulta, exame ou cirurgia. “A melhora de atendimento vem com a unificação, a redistribuição, o fortalecimento dos regioniais e a descentralização. Assim teremos atendimento mais digno e humano. Apesar do SUS ter avançado muito ainda tem suas dificuldades, principalmente no atendimento das pessoas. E isso vai ser melhorado a partir do momento em que os pólos regionais tenham condições de responder por todos os atendimentos e demanda da população”, conclui Andrade.

O fórum prossegue hoje à tarde com debates sobre ‘panorama de indicadores da região’, ‘política de atenção básica’ e a importância das centrais de regulação no processo de regionalização da saúde, e termina na quarta-feira, ao meio-dia. Também participaram das discussões hoje de manhã os prefeitos de Vera, José Nilton dos Santos, de Guarantã, José Humberto Macedo, de Terra Nova do Norte, Manoel de Freitas, de Ipiranga do Norte, Ilberto Effting, e o prefeito de Santa Rita do Trivelato, Ilson Mathinsky, e vários secretários de Saúde do Nortão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE