quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Novo boletim aponta 28 com risco muito alto para transmitir Covid; Lucas, Mutum, Peixoto, Colíder e Guarantã inseridos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria - atualizada 17:43h)

A secretaria estadual de Saúde divulgou, há pouco, novo boletim da situação epidemiológica da Covid confirmando que 28 municípios registram classificação de risco muito alto (no anterior havia 27)  para transmissão da doença: Lucas do Rio Verde, Novo Mutum, Peixoto de Azevedo,  Colíder, Guarantã do Norte, Juína, Tangará da Serra,  Primavera do Leste, Barra do Garças,  Cáceres, Luciara, Ponte Branca, Guiratinga,  Querência, Itanhangá, Jangada,  Santa Rita do Trivelato, São José do Povo, Sapezal, Torixoréu, Vila Rica, Água Boa, Araguainha, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campo Verde e Confresa.

São 113 cidades estão classificadas na categoria alta para a contaminação. Nenhum município foi classificado com risco baixo. A definição não leva em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorzes dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorze dias. Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

Medidas que prefeituras devem adotar onde há risco muito alto: implementar ou manter todas as medidas previstas para os níveis de risco baixo, moderado e alto;  quarentena coletiva obrigatória no território do município, por períodos de 10 dias, prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente, podendo, inclusive, haver antecipação de feriados para referido período; suspensão de aulas presenciais em creches, escolas e universidades; controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais; manutenção do funcionamento apenas dos serviços públicos e atividades essenciais.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...

Corpo encontrado em Sinop passará por exame de DNA para identificação

O corpo de um homem encontrado em avançado estado...
PUBLICIDADE