quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Ministério da Saúde abre financiamento para hospitais de pequeno porte

PUBLICIDADE

Gestores municipais, técnicos responsáveis pela área de assistência dos 14 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso (ERS/MT) e do Ministério da Saúde (MS) participam entre os dias 21 e 22 de março, das 8 às 18 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, do “Fórum para Adesão à Política Estadual dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP)” e da “Oficina de trabalho” para consolidação dos dados referentes a cada unidade hospitalar que se enquadram na portaria 1044 de 1º de junho de 2004, do MS que instituiu a “Política Nacional para os Hospitais de Pequeno Porte”. Os eventos são promovidos pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Superintendência de Atenção Integral (SAI).

A coordenadora de Organização de Rede da Ses (COORRE), Oliani Nouery Machado Godoy, explica que a Política Nacional para os Hospitais de Pequeno Porte tem como objetivo incrementar um novo modelo de organização e financiamento para pequenos hospitais públicos e filantrópicos, redefinindo o seu papel assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo maior resolutividade às suas ações. Tem como perfil assistencial as especialidades básicas: clínica médica, pediátrica e obstétrica. “Os hospitais de pequeno porte são importantes porque proporcionam resolutividade nas clínicas básicas e servem de retaguarda para o Programa de Saúde da Família, sendo que as internações de média complexidade são encaminhadas para o município de referência”, disse.

Conforme Oliani Godoy, os estabelecimentos de saúde podem aderir à política de HPPs desde que atendam critérios de seleção como: ser público ou filantrópico, estar localizado em municípios com até 30 mil habitantes, em cidades que apresentem a necessidade de até 30 leitos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ajuste de leitos baseados em parâmetros do Ministério da Saúde e conforme a sua população e que possuam cobertura do PSF igual ou superior a 70%. “Durante a oficina de trabalho, que acontece no dia 21, serão concluídos o processo de adesão das unidades à política estadual dos HPPs, sendo posteriormente aprovadas pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB)”.

Atendidas as exigências, segundo Oliani Godoy, é necessária a assinatura do termo de adesão voluntária pelo gestor municipal, a comprovação da operação do Fundo de Saúde e do funcionamento do Conselho de Saúde e a confecção do plano de trabalho da unidade hospitalar com estabelecimento das metas de atendimentos a serem realizados. A proposta prevê que 50% dos recursos destinados ao impacto financeiro (recursos novos) sejam igualmente divididos entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a portaria da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) de 28 de junho de 2004 instituiu o valor de R$ 1.473 por leito ao mês para o cálculo do orçamento global para as HPPs que cumpram os critérios da portaria 1044 e nenhum estabelecimento de saúde contemplado pela Política Nacional terá orçamento global inferior a R$ 10 mil por mês.

Com adesão à política, os hospitais deixam de receber recursos financeiros a cada serviço prestado e contam com um orçamento global, ampliando sua capacidade de gestão e de planejamento de assistência, otimizando-se custos e gerando maior qualidade hospitalar para o usuário do SUS.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE