domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Programa Segundo Tempo Comunidade reinicia em Nova Mutum

PUBLICIDADE

O Programa Segundo Tempo Comunidade desenvolvido através da pareceria dos Governos Federal, Estadual e Municipal volta às atividades em Nova Mutum. O programa tem por objetivo oferecer a prática esportiva integrada com a atividade educacional utilizando professores, estagiários e monitores, tendo como público alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos, em situação de risco social.

Conforme a coordenador do programa em Nova Mutum, Geraldo Stória, o Segundo Tempo oferece às crianças e jovens, uma gama de atividades que possibilitem a sua formação integral e a construção da cidadania. “Através do programa é possível oferecer atividades paralelas como arte-educação, reforço escolar, educação para a saúde, reforço alimentar e acompanhamento familiar, que são um eficiente meio de prevenir a marginalização e violência” explicou.

As atividades recreativas são desenvolvidas três vezes por semana, segunda, quarta e sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, respeitando uma carga horária semanal de 20h. O programa é desenvolvido em um período de 10 meses. São cinco modalidades coletivas, futebol de campo, vôlei, handebol, basquete e futsal. No individual são xadrez, natação natação e capoeira. As atividades são desenvolvidas no Complexo Esportivo do Colina, Estádio Municipal, Escola Estadual José Aparecido Ribeiro e no Centro Social e Cultural.

No programa, cada governo é responsável por uma parcela das atividades. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes disponibiliza recursos para a contratação da mão-de-obra (coordenadores e monitores), somado ao repasse dos materiais didático e esportivo. Entre as ações sociais que envolvem o projeto, está a utilização da mão-de-obra dos reeducandos que fazem parte do Projeto Pintando a Liberdade, desenvolvido pelo Ministério da Justiça. No projeto, os reeducandos são responsáveis pela confecção do material esportivo, como bolas, redes e uniformes, repassados para atender o Programa Segundo Tempo, desenvolvido em todo país.

Os Estados por sua vez, são responsáveis pela coordenação do projeto junto a cada núcleo, como também execução de pagamentos e prestação de contas. Já os municípios, se comprometem pela disponibilização de espaço físico para as atividades recreativas, além do reforço alimentar para os jovens. Cabe as prefeituras prestar orientações extra-curriculares aos jovens, como palestras educativas sobre saúde, segurança, relacionamento familiar, drogas, violência, noções gerais de higiene, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. A prefeitura possui liberdade para busca de incentivo junto a iniciativa privada, como forma de ampliar e otimizar o nível de atividades ofertadas ao jovens.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Rondonópolis EC goleia Ação na estreia da 2ª divisão do Mato-grossense

Em jogo válido pela primeira rodada da 2ª Divisão...

Cuiabá é atropelado pelo Atlético-MG e segue sem vencer no Brasileirão

O Cuiabá sofreu há pouco a terceira derrota consecutiva...
PUBLICIDADE