quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso apresenta queda de 51% nos casos de malária

PUBLICIDADE

Mato Grosso apresenta queda de 51% nos casos confirmados de malária. De janeiro a maio de 2007, confirmou 3.080 contaminações. No mesmo período, este ano foram confirmados 1.519 casos da doença.

“As ações realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na região Noroeste do Estado, especialmente no município de Colniza, e o projeto de Fronteira entre Mato Grosso e o Estado de Rondônia, contribuíram para que o percentual tivesse uma queda de mais da metade dos casos”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa.

Destaca-se também como ponto fundamental de controle a aprovação, pela Comissão Intergestora Bipartite, do Plano Estadual de Controle da Malária, cuja abrangência vai de 2008 a 2011. Através deste plano são traçadas estratégias de controle da malária pelo período de quatro anos cabendo, sempre, reavaliação.

Além dessas ações a SES está iniciando articulação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para a avaliação de riscos e a adoção de medidas preventivas de controle da malária.

“Para este ano a Vigilância em Saúde está desenvolvendo várias capacitações e atualizações, visando a continuidade do combate e enfrentamento da doença e na intenção de baixar ainda mais o percentual alcançado”, informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Miriam Freire.

A técnica responsável pelo programa estadual de combate e controle da Malária, Elaine Cristina de Oliveira, salientou a ocorrência de capacitações previstas para os técnicos de todos os 16 Escritórios Regionais de Saúde (ERS), em Entomologia e Microscopia, programada para ser realizada em junho e julho de 2008. Ao término das capacitações os técnicos atuarão como multiplicadores de conhecimento, repassando o que aprenderam para os trabalhadores da Saúde nos municípios de abrangência dos respectivos ERS.

Para o segundo semestre, também, já estão sendo programadas, também, capacitações para enfermeiros e agentes das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), além de capacitações para médicos dos municípios da área de abrangência dos Escritórios , voltada para o diagnóstico e tratamento da Malária no interior do Estado.

A situação de controle da malária é de equilíbrio se comparada há anos anteriores porém é de extrema importância que sejam mantidas as atividades elencadas pela coordenação do Programa Nacional de Controle de Malária e adaptadas ao Estado pelo Programa Estadual de Controle da Malária para o alcance das metas pactuadas junto à Secretaria de Vigilância de Saúde, que é de reduzir em 15% o número de casos em cada ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE