O Programa Bolsa Família fornecido em Lucas do Rio Verde através da secretaria de Desenvolvimento Social vai beneficar aproximadamente 400 famílias cadastradas há alguns anos e que acabaram sendo beneficiadas no período de maio/junho. Eleas devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – para retirar o cartão de benefício.
Além destas famílias, a secretaria de Desenvolvimento Social convoca as que já recebem o benefício, mas que não atualizam o cadastro há mais de dois anos. Caso não ocorra a atualização destes cadastros até o mês de julho, essas famílias terão seus benefícios cancelados. Os nomes dessas pessoas também estão disponíveis no CRAS.
O Bolsa Família é um programa de transferência condicional de renda, em que os beneficiados recebem dinheiro do Governo Federal e, em troca, devem atender a algumas exigências, como mandar os filhos à escola e manter as vacinas em dia. É preciso que todas as crianças com idade entre 6 e 15 anos tenham freqüência escolar mínima de 85%; e aquelas que estão em idade de vacinação têm de ter a carteira em dia. Por sua vez, as gestantes devem fazer o exame pré-natal. O descumprimento de alguma dessas exigências leva, teoricamente, à exclusão do programa.
Só podem participar do programa famílias cuja renda per capita mensal é inferior a 120 reais. Os interessados são cadastrados pelas prefeituras, e o Governo Federal decide se concede ou não o benefício.