Nos últimos três dias, a população de Lucas do Rio Verde teve acesso a um modelo diferente de unidade de saúde. Idealizada pelo Instituto Novartis, a Carreta da Saúde percorre o Brasil realizando exames e prestando orientações para o diagnóstico da hanseníase.
No município, a unidade passou pelos bairros Tessele Junior, Parque das Américas e Rio Verde. Foram realizados aproximadamente 350 atendimentos e diagnosticados cinco novos casos e dois pacientes que abandonaram o tratamento.
A supervisora da Vigilância em Saúde, Bárbara Ferreira, explica que infelizmente, é comum os pacientes abandonarem o tratamento, que dura cera de um ano. Todos os casos diagnosticados foram encaminhados para as unidades de saúde, onde serão tratados gratuitamente.
A vinda da Carreta da Saúde para o município foi viabilizada através do trabalho da Câmara Cidadã, com o apoio da prefeitura. O projeto tem como objetivo realizar ações de cidadania nos bairros e aproximar os vereadores da população.
De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Airton Callai (PSD), a carreta é mais uma oportunidade para a população realizar exames, diagnosticar e tratar a hanseníase. “O que nós, enquanto representantes eleitos pelo povo, queremos é isso, garantir o acesso de todos a saúde, principalmente com iniciativas de prevenção a doenças”.
Moradora do bairro Cidade Nova, a dona de casa Belita Maria Correia, 49 anos, foi uma das pacientes atendidas no Bairro Rio Verde. Casada e mãe de quatro filhos, ela conta que o marido e um dos filhos já tiveram a doença, mas foram tratados. “Como eu convivi com familiares que possuíam a hanseníase, preciso ficar atenta a qualquer sinal. A carreta foi uma oportunidade fácil de realizar a avaliação”.
A enfermeira Glaucia Acordi explica que muitas pessoas procuraram a unidade móvel justamente porque tiveram contato com algum portador da doença. “O fato de terem contato com algum paciente não significa que você possui a hanseníase. No entanto, as pessoas precisam ficar atentas aos principais sintomas da doença, que são as manchas no corpo e perda de sensibilidade.”
Os exames e o diagnóstico da hanseníase estão disponíveis diariamente em todas as unidades de saúde, qualquer dúvida basta procurar o PSF mais próximo.