Saúde

Fumacê contra a dengue está sendo aplicado nos distritos de Sorriso

Encerra-se amanhã o segundo ciclo de aplicação do fumacê nos distritos de Boa Esperança e Primavera. De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Sorriso, Marcelo Oliveira, serão cinco ciclos, totalizando 240 litros de inseticida aplicados nos distritos até o dia 7 de fevereiro.

“O terceiro ciclo terá início na quinta-feira. Ao todo, percorreremos cerca de 200 quarteirões em Boa Esperança e Primavera aplicando o fumacê, veneno pulverizado através de uma bomba especial para matar o mosquito transmissor da dengue”, explica Marcelo.

A borrifação de veneno diminuiu o grande número de notificações de casos suspeitos da doença. “Ainda não terminamos o levantamento, mas com certeza o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue caiu consideravelmente” disse o sanitarista.

Antes da aplicação do fumacê, o índice de infestação estava em 5%. Como as larvas e pupas não são atingidas com o fumacê, Marcelo alerta que é indispensável que a população continue eliminando criadouros como garrafas, latas, plásticos, pneus e outros objetos que acumulem água das chuvas. E abram as portas e janelas quando o carro do fumacê passar pela sua rua.