quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Entidades avaliam situação da saúde pública em Sinop amanhã

PUBLICIDADE

Acontece amanhã, a partir das 13h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a “6ª Conferência Municipal de Saúde”. Nesse ano, o tema de debate é “saúde e qualidade de vida: política de estado e desenvolvimento”.

Grupos de discussões serão formados e o assunto desmembrado em três eixos. O primeiro será voltado aos desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI, onde o objetivo é avaliar a situação da saúde no município, levando em conta problemas prioritários.

O segundo eixo terá como assunto as políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na seguridade social, tendo como meta a defesa do Sistema Único de Saúde como política de Estado e a afirmação da atenção à saúde como um direito de seguridade social.

O terceiro e o último eixo discutirá a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde, que busca refletir a construção de caminhos para a integração das diversas instâncias de controle social.

Participarão das discussões a sociedade organizada, representantes do governo, profissionais de saúde, comunidade científica e prestadores de serviço. “Queremos que a comunidade participe das discussões, dessa maneira o cidadão pode participar ativamente da formulação das políticas de saúde para a cidade de Sinop, Mato Grosso e também para o país” afirmou um dos coordenadores da conferência, Alberto Knoshita.

De acordo com Knoshita, ao estimular um debate descentralizado e nacional, as conferências de saúde realizadas pelas prefeituras cumprem uma das diretrizes essenciais do SUS, estabelecidas pela Constituição Federal de 1988, que é a garantia da participação da comunidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE