A regional da Sema (Secretaria do Estado de Meio Ambiente), em Sinop, aguarda a chegada de um grupo de fiscais, de Cuiabá, que teve dificuldades para deixar o município de Marcelândia (230 km de Sinop), esta manhã. Um grupo de madeireiros tentou impedir a saída da equipe, sendo necessária a intervenção da polícia. Segundo o chefe da regional, Paulo Winter, ainda não há confirmação se eles pernoitarão no município ou se seguirão direto para a capital. Também não soube informar quantos fiscais compõem o grupo que estava há duas semanas na região, com cinco carros.
Como Só Notícias já informou, o tumulto foi por volta das 11h30, no posto fiscal da cidade. Alguns empresários argumentam que os fiscais, que estavam inspecionando as madeireiras, “erraram” no lançamento de informações da quantidade de madeira estocada nos pátios. O volume apontado seria maior que o real. Os dados da vistoria também servem para definir os valores de multas quando o estoque declarado e o que está no pátio não confere.
Inconformados, madeireiros foram até o posto fiscal pedindo que fosse feita nova medição em algumas indústrias. Os fiscais teriam recebido ordens superiores para que mantivessem o que havia sido lançado e deixassem a cidade. Os madeireiros tentaram impedir a saída dos fiscais. Houve tumulto, mas, segundo a Polícia Militar, não houve feridos.