Saúde

Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado em Sorriso

Neste sábado, será o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe voltada aos idosos. Em Sorriso, todas as unidades de Saúde estarão vacinando as pessoas acima de 60 anos, das 8 as 17 horas. Além dos PSF’’s, os idosos poderão ainda procurar, nesse dia, o pavilhão do bairro São José, o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Convivência da 3ª Idade.

Até o dia 18 de maio as pessoas com idade acima de 60 anos poderão procurar as seguintes Unidades para se vacinar: PSF X -Jardim Carolina, PSF I e II – São Domingos, PSF III – Primavera, PSF IV – Bela Vista, PSF VI – Ana Néri, PSF VII – Jardim Amazônia, PSF VIII – São Mateus, PSF IX – Benjamim Raiser, PSF XI – Jardim Europa e PSF’s XII, XIII e XIV – antigo Posto Central.

A vacinação tem como meta imunizar 1.745 pessoas com mais de 60 anos em Sorriso. A meta nacional do Ministério da Saúde é imunizar 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 70% dos 15,7 milhões de idosos, em todo o território nacional. O objetivo da campanha é proteger a população idosa das complicações da gripe e de outras doenças que se podem prevenir por vacinas, uma vez que essa faixa etária é mais vulnerável às enfermidades.

A campanha publicitária de vacinação do idoso deste ano tem o slogan “Viva melhor. Vacine-se contra a gripe”. A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. O ministério lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha.