quarta-feira, 28/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá emite alerta para risco de covid-19 e anuncia ampliação de testes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde – Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEI de Cuiabá), emitiu alerta hoje para ressaltar o risco da covid-19 devido a uma nova variante do coronavírus. Em Mato Grosso, foi detectada uma variante da Ômicron, sendo esse o primeiro registro no Brasil.

Esta semana, o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, realizou reunião para alinhar medidas de combate à covid-19 na capital mato-grossense. Ficou definido que será feita ampliação da testagem de casos da doença no município.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde apresentou aos coordenadores de unidades de pronto atendimento e policlínicas do município um panorama sobre a subvariante, ressaltando a importância da realização de testagens em pacientes com suspeitas da doença.

Foram distribuídos testes do tipo RT-PCR, com alto grau de precisão na detecção do vírus, e prestadas informações de registros dos casos no sistema E-SUS. “Importante ressaltar que, no caso de pacientes com suspeita da doença e com sintomas leves, recomenda-se a busca por atendimento em unidades básicas, reservando os casos mais graves para unidades de pronto atendimento”, informou a secretaria.

Conforme Só Notícias já informou, o Laboratório Central da secretaria estadual de Saúde sequenciou e identificou, entre os dias 16 e 18 de janeiro, a nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso. A pesquisa apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas.

Três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal. A quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e evoluiu para óbito. No entanto, a equipe de Vigilância da pasta ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a morte foi ocasionada pelo vírus.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre seleção especial para cursos superiores; 760 vagas em Sinop e mais cidades

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou...

Divulgada programação de ações de vacinação em Sinop

A secretaria de Saúde tem reforçado as ações de...
PUBLICIDADE