Saúde

Construção de novo PSF em Sorriso começa em março

Deve ser iniciada no mês que vem, a construção do novo PSF (Posto de Saúde da Família) em Sorriso. O novo PSF será construído no bairro São José. A população do bairro vem sendo atendida no PSF do bairro Carolina, que será desafogado. Atualmente, Sorriso conta com os seguintes postos: PSF I – São Domingos, PSF II – Industrial e PSF VIII – São Mateus. PSF III – Jardim Primavera e Jardim Bela Vista, PSF IV – Bela Vista e PSF XI – Europa. PSF X – Jardim Carolina e União. Na unidade Central: PSF IX, PSF XII, PSF XIII, PSF XIV. Na unidade Ana Neri: PSF VI – Ana Neri e PSF VII – Jardim Amazônia .

Os PSFs atendem ao desenvolvimento do Programa de Saúde da Família, criado para a população atendida pelo SUS. A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.