domingo, 13/julho/2025
PUBLICIDADE

Casos de dengue aumentam mais de 2,2% em município do Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A secretaria municipal da Saúde de Tapurah (246 quilômetros de Sinop) divulgou, esta manhã, o boletim epidemiológico confirmando que ocorreu um aumento no número de casos de dengue, zika e chikungunya no primeiro quadrimestre do ano, no município. De janeiro a abril foram 446 casos registrados. No mesmo período do ano passado, 19 casos foram diagnosticadas com a doença. Ou seja, um aumento de mais de 2,2%.

O secretário municipal de Saúde, Marco Felipe, disse que medidas simples, como não deixar expostos materiais que possam acumular água ajudam combater à dengue. “As pessoas devem estar atentas aos sintomas da dengue: febre, náuseas, vômitos, vermelhidão ou manchas pelo corpo, dores na cabeça, atrás dos olhos ou no corpo. Se sentir isso, procure sua Unidade Básica de Saúde e siga as orientações, beba bastante líquidos, repouse, e não tome remédios sem prescrição médica”.

O levantamento do setor de controle de endemias apontou que 84% dos focos do mosquito da dengue, encontrados pelas equipes de saúde estavam em residências. Quase 1, 3 mil focos positivos do Aedes aegypti no centro da cidade.

O risco agora é que aumente o número de casos graves, por isso é preciso combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção pode ser sem sintomas, leve ou grave. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos. O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE