Saúde

50 cirurgias gratuitas de catarata e pterígio já foram realizadas em Lucas R. Verde

Cerca de 35 intervenções cirúrgicas de catarata e 15 de pterígio foram feitas nos últimos meses em Lucas do Rio Verde. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, portadores dessas doenças que podem provocar a perda da visão, estão sendo operadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Lucas desde setembro.

Antes, tais procedimentos só eram feitos em Cuiabá e a medida causava enormes transtornos aos pacientes e familiares. De acordo com a assistente social Márcia Bergamann, o problema era bem mais grave para os idosos que, depois de esperarem vários meses até chegar sua vez, ainda precisavam ficar dois dias na Capital para fazer a cirurgia e tinham que retornar para o acompanhamento pós-operatório. “Aliás, o primeiro paciente operado tem 93 anos de idade”, destacou ela.

Atualmente, 25 pessoas estão na lista de espera e a realização de cirurgias neste ano irá se estender até a primeira semana de dezembro. O médico oftalmologista Jander Guedes Fávaro é o responsável pelos procedimentos e todo o processo deverá ser retomado a partir de fevereiro do próximo ano.