Produtores rurais de Sinop ainda aguardam a exclusão dos nomes do Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Cadastro de Inadimplentes (Cadim). Segundo o presidente do Sindidato Rural Antonio Galvan, o prazo para o Banco do Brasil retirar os nomes dos agricultores da lista de inadimplência termina na próxima semana e, nos últimos dias, muitos já tiveram os nomes excluídos.
Ele explicou que os débitos que serão retirados são referentes a safra 2004/05, o que vai beneficiar muitos produtores, que são filiados ao sindicato, que poderão obter linhas de crédito para o plantio da safra 2005/2006 e comprar produtos em outras lojas.
A decisão foi tomada pela juíza da 2ª Vara Civil de Sinop, Gabriela Carina de Albuquerque e Silva, no último dia 10. O argumento utilizado pelo sindicato é de que o banco não cumpriu as regras do manual do crédito rural, em que o produtor pode renegociar a dívida, se tiver problemas climáticos ou no preço que prejudiquem a safra.
E um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores foi a queda no preço para comercialização da safra, com o dólar cotado em R$ 2,4, sendo no financiamento o dólar estava a R$ 3,2. O que fez com a maioria dos agricultores não conseguissem quitar todas as suas dívidas.