A Justiça Federal e o Ministério Público Federal avaliaram como positiva a inspeção realizada hoje nas obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal. O prefeito Wilson Santos agradeceu a disponibilidade do juiz federal Julier Sebastião, do procurador da república Mário Lucio Avelar e do representante da Controladoria Geral da União (CGU), Álvaro Flores em verificar in loco a construção da estação, visando a retomada da obra que atenderá vários bairros e beneficiará milhares de famílias com água tratada .
“Eu sempre solicitei a presença das autoridades nessa obra. Eu sabia que no dia em que elas viessem aqui na ETA, conhecer a real situação com os próprios olhos, o coração falaria mais alto. Não é possível que uma obra quase pronta não tenha autorização para a conclusão”, comentou Wilson, ressaltando que a inspeção foi um momento muito importante para que as decisões possam ser tomadas em benefício da população da capital.
“Tenho absoluta certeza que o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e, especialmente a Justiça Federal saberão decidir e por um ponto final em tudo isso. Eu ainda não sei da decisão, mas percebo que houve uma sensibilização por parte das autoridades, que conheceram essa obra extraordinária que a Prefeitura está fazendo, solucionando um problema de fornecimento de água que se arrasta por mais de 30 anos”, pontuou Wilson.
Após conhecer todo o complexo da ETA Tijucal, o juiz federal Julier Sebastião observou que o objetivo da inspeção foi cumprido, revelando o estágio avançado em que as obras se encontram. “Uma imagem importante para que as autoridades possam ter consciência de que a questão do PAC precisa ser resolvida. O estado das obras está bem adiantado. Essa visita serviu para aquilatar o que está no papel com aquilo que nós vimos aqui na realidade. O TCU e a CGU já nos repassaram as informações que foram solicitadas e agora, depois dessa inspeção, vamos esperar o posicionamento do MPF”, explicou.
O procurador da República Mário Lucio Avelar também destacou a importância da visita e a relevância da obra. “Foi uma visita muito positiva, já existe uma manifestação do TCU e da CGU e se o pedido de liberação chegar em minhas mãos ainda hoje, em 10 horas eu darei um parecer favorável em função do que foi visto hoje aqui. É uma obra importante que precisa ser concluída para resolver o problema da distribuição de água”, disse.
A Prefeitura de Cuiabá está solicitando a liberação de R$ 3 milhões para obras emergenciais de asfaltamento de dezenas de ruas que receberam obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que estão paralisadas, e mais R$ 16 milhões para a conclusão da ETA Tijucal.