Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, em 35 cidades, e divulgada hoje, aponta que o governador Silval Barbosa (PMDB) está com 38% das intenções de votos, na modalidade estimulada. Considerando a margem de erro de 3%, ele tem praticamente o dobro das intenções de votos do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que aparece em segundo lugar com 18%, tecnicamente empatado com Mauro Mendes (PSB), com 15%. Marcos Magno (PSOL) registrou 1%. A pesquisa foi encomendada pela TV Cidade Verde, afiliada da Rede Bandeirantes no Estado.
Votos em branco ou nulos somam 3%. Já 25% dos eleitores ainda se dizem indecisos. A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 21 e 24 de agosto com mil eleitores em Cuiabá e demais cidades. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números 30.477/2010 e 25.545/2010, respectivamente.
Já na modalidade espôntanea, Silval tem a preferência de 25% do eleitorado. Enquanto que Wilson aparece com 11% e Mendes com 9%. Marcos Magnos foi citado por menos de 1% da população. Apenas 2% dos eleitores disseram anular ou votar em branco e 53% estão indecisos.
Rejeição
O candidato tucano ao governo do Estado lidera o índice de rejeição do eleitores. Segundo a pesquisa do instituto, Wilson Santos é rejeitado por 20% do eleitorado, seguido de Magno, com 14%. Silval Barbosa tem 7% e Mauro Mendes 6%.
Senado
Na modalidade estimulada, depois de consolidados o primeiro e o segundo votos, a pesquisa aponta liderança do ex-governador, Blairo Maggi (PR), com 34% das intenções em voto. O candidato do PSDB, Antero Paes de Barros, aparece com 15% e está empatado tecnicamente com Carlos Abicalil (PT), que tem 13%. O ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT), aparece com 4% das intenções de voto. O candidato do PSOL, procurador Mauro, tem 2% e Jorge Yanai (DEM), 1%. Naildo Lopes (PV) não pontuou na pesquisa. Votos nulos ou bancos somam 4% dos entrevistados e 27% estão indecisos.
Já na espontânea, Maggi lidera com 23%. Antero aparece com 9% e Abicalil, 8%. Pedro Taques aparece com 3% e o procurador Mauro (PSOL), 1%. Yanai e Naildo receberam 1% das intenções espontâneas. Já 3% se manifestaram pela intenção de anular ou votar em branco. Outros 52% se disseram indecisos.
(Atualizada às 17h11)