Política

Vice-presidente avaliará pedido para elaboração de programa de desenvolvimento no Nortão

Representantes da União Parlamentar do Vale do Teles Pires (que reúne câmaras municipais de 16 cidades do Nortão) debateu com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, a elaboração de um programa de desenvolvimento regional abrangendo os municípios e solicitou a cessão de técnicos do governo para elaboração de projetos de desenvolvimento nas áreas de agronegócio, educação, inovação e tecnologia, infraestrutura e modernização da gestão pública. Mourão vai avaliar, até o mês que vem, se haverá viabilidade do governo na elaboração dos projetos.

O presidente da entidade e da câmara de Sorriso, Cláudio Oliveira, disse, ao Só Notícias, que foi solicitado apoio em relação a “infraestrutura, que precisamos de energia elétrica melhor, temos até dificuldades em questão de internet, telefonia celular. Também logística que é um problema grande. O primeiro passo foi feito que foi a conclusão da BR-163 até Miritituba, no Pará, mas tem muito para avançar ainda. Temos as questões das ferrovias. Temos tudo isso que queremos que um representante esteja acompanhando”.

Outro tema cobrado é para que o governo federal defina medidas junto a concessionária da BR-163 visando iniciar logo a duplicação do Posto Gil até Sinop, trecho de aproximadamente 270 km- com grande movimento de carretas e caminhões e onde há constantes acidentes. Em resposta, Mourão disse que a questão está a cargo do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, mas que vai priorizar o pedido.

Também participaram da reunião o  diretor geral do campus do Instituto Federal de Mato Grosso, Claudir Von Dentz, o prefeito de Tapurah Iraldo Ebertz e o empresário Jorge Baldo representando entidade do setor empresarial.

Só Notícias/David Murba (foto: assessoria)