O biodiesel, ou combustível verde, já é uma realidade no Brasil. Em breve, sua aplicação trará benefícios imensuráveis, levando em consideração que o País consome, anualmente, 36 bilhões de litros de óleo diesel. O combustível alternativo, que utiliza oleaginosas como a mamona e o amendoim, está sendo produzido em vários estados brasileiros.
Para fomentar a indústria de biodiesel em Sorriso, o líder governista, vereador Chagas Abrantes (PPS), está indicando ao Poder Executivo a tomada de medidas que incentivem a produção de matéria prima e a instalação de empresas beneficiadoras. Segundo ele, o produto é ecologicamente correto e o Brasil vem sendo apontado como futuro líder na produção do combustível. “A lei 11.097 prevê a obrigatoriedade, a partir de 2008, da adição de 2% de biodiesel ao diesel tradicional, vendido nas bombas de todo o País”, frisa.
Outras vantagens apontadas pelo parlamentar são as condições favoráveis de solo, de clima e de mão-de-obra. “Hoje, também se produz biodiesel de soja, mamona e girassol. Ou seja, são várias plantas que produzem frutos que resultam no combustível”. Para o vereador, a indústria de biodiesel incrementará a geração de emprego e renda para os sorrisenses, independente de residirem na zona urbana ou rural.
De acordo com Chagas, a agricultura familiar também será beneficiada. “Assim como os grandes produtores, os pequenos agricultores também terão a oportunidade de melhorar suas vidas”, completa. A indicação foi encaminhada às Secretarias Municipais de Agricultura e de Indústria, Comércio e Turismo.