PUBLICIDADE

Sinop recebe vacinas contra Covid e imunização começará 6ª, diz secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (atualizada 13:57h -foto: Só Notícias/Guilherme Araújo - atualizada 12:07h)

A primeira remessa de vacinadas que Sinop recebe é de 1.834 doses. A aeronave que fez o transporte chegou, há pouco, por volta das 13h. O secretário municipal de Saúde, Valério Gobbato disse, esta manhã, em entrevista, coletiva, que a primeira remessa vai ser para vacinar mil profissionais do setor da saúde, que estão na linha de frente de combate à Covid – entre a rede pública e privada – serão imunizados.

As demais doses serão para os idosos acima de 60 anos. A imunização está prevista para começar na sexta-feira. Em resolução, consta que o polo Sinop receberá 7.719 doses na primeira etapa, contando com a segunda remessa que deve chegar de 10 a 15 dias. Conforme Só Notícias já adiantou, em primeira mão, o primeiro lote de vacinas contra o Coronavírus deve chegar, hoje à tarde, no aeroporto em Sinop e, em seguida, serão distribuídas para mais 13 cidades que compreendem o polo regional.

“As vacinas chegarão no aeroporto e vão para o Escritório Regional (para distribuir entre Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. São 6.730 doses para os 14 municípios na primeira remessa). Os grupos (que receberão as vacinas) são definidos pelo Ministério da Saúde e a quantidade de doses, cabe ao município somente execução. Na sexta-feira, faremos o lançamento oficial da vacina com os servidores. Estamos fazendo agenda. A partir da semana que vem, vacinaremos as pessoas acima de 80 anos”, explicou, há pouco, o secretário.

Gobbato também alertou que mesmo com a chegada das vacinas não é momento para relaxamento dos cuidados sanitários e que o decreto baixado pelo governo do Estado deve ser seguido. “Neste primeiro momento, as vacinas estão chegando para menos de 1% da população. Não é o momento de baixar a guarda”. Somente a primeira dose está será enviada. As aplicações das vacinas deverão ser obrigatoriamente registradas no Sistema do Programa Nacional de Imunização.

São contempladas na primeira fase da vacinação, de acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas e povos indígenas vivendo em aldeias. Mato Grosso vai garantir as duas doses da vacina ao grupo prioritário compreendido nesta fase, sendo o prazo de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose.

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela secretaria municipal de saúde, Sinop tem 349 pessoas infectadas pelos vírus, sendo que 323 estão em isolamento e 26 internadas. Três estão em UTI e seis em enfermaria privada. Também há oito em UTI e nove em enfermaria do Hospital Regional. Em Sinop, 158 óbitos já foram confirmados pela doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE