Saúde

Ciopaer transporta para base em Sinop vacinas contra Covid que serão distribuídas no Nortão

primeiro lote com 3,8 mil vacinas contra o Coronavírus chegou por volta das 13:10h, no aeroporto em Sinop em aeronave do Ciopaer, designada pela secretaria estadual de Segurança Pública. Em seguida, a base regional de saúde em Sinop faz a distribuição para 13 cidades que compreendem o polo regional.

Além de Sinop, fazem parte do polo Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e União do Sul.

A segunda remessa com vacinas deve ser enviada no prazo de 10 a 15 dias.

De acordo com o relatório, o Ciopaer fez a entrega em Alta Floresta e em Peixoto no final da manhã, assim como em Juara, Juína e Colniza. Em Aripuanã foi no início da tarde.

Ainda estão previstas entregas hoje na região do Araguaia, em Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Água Boa e Barra do Garças.

A assessoria da prefeitura de Sinop informou, ontem, que após a chegada, o lote deve ser destinado diretamente ao Escritório Regional de Saúde, para checagem e posterior distribuição aos municípios que compreendem seu polo. Essa distribuição será agendada e deve ocorrer entre quinta e sexta-feira.

Além disso, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, deve auxiliar no translado das vacinas entre aeroporto e Escritório. a guarda das vacinas deverá ser realizada pelos municípios respeitando as condições de armazenamento estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária e com o apoio da segurança pública.

Só Notícias/Luan Cordeiro/David Murba (atualizada 13:11h - fotos: Só Notícias/Guilherme Araújo e Tcheló Figueiredo/assessoria - atualizada às 9h48)