PUBLICIDADE

UFMT e IFMT mobilizam deputados de Mato Grosso para reverter decisão do corte de verba

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, e o reitor Willian Silva de Paula, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), se reuniram com deputados federais que integram a Frente Parlamentar do Estado na Câmara dos Deputados para fortalecer a mobilização buscando reverter o corte de 30% no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) decidido pelo governo federal. A UFMT deve perder R$ 34 milhões e, o IFMT, cerca de R$ 31 milhões este ano.

Willian expôs que  “o papel [dos parlamentares] em Brasília será primordial para essas questões, pois são eles que votam, dialogam e com certeza defenderão as instituições públicas do Estado que eles representam”. “As instituições públicas estão vivendo um momento ímpar na história do nosso país e do nosso Estado. A partir do momento em que os parlamentares se abrem para esse diálogo, para saber de nossas demandas e necessidades e, principalmente, os produtos que temos colocado à disposição da sociedade mato-grossense e brasileira, fortalece nossas ações e nos deixa motivados para continuarmos nessa luta”, avaliou.

A deputada federal Rosa Neide Sandes de Almeida (PT), que integra a Comissão de Educação e a Comissão Nacional em Defesa das Universidades Públicas, disse que a bancada de Mato Grosso vai se unir à UFMT e ao IFMT, bem como aos os institutos federais e universidades brasileiras, para defender o orçamento das instituições. “Estamos fazendo um conjunto de ações entre os parlamentares para que a gente mantenha os recursos que a Universidade tem hoje em seu orçamento e não pode perder”, declarou, através da assessoria.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (foto) disse que amanhã haverá uma reunião da Câmara Federal com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub e “com certeza vamos fazer o enfrentamento necessário para que possamos garantir talvez um possível recuo legitimo e honroso do governo federal para que possa garantir o acesso principalmente dos mais humildes ao ensino universitário”, declarou o parlamentar, do PTB.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE