O Tribunal de Contas do Estado encaminhou recomendação ao prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves que elabore um planejamento estratégico com metas específicas nas áreas de Saúde e Educação. A indicação foi feita pelo relator das contas de Governo do município, conselheiro interino Moises Maciel, ao avaliar a arrecadação das receitas orçamentárias, a série histórica de 3 anos houve crescimento nos exercícios de 2014 a 2016, seguido de uma queda em 2017, tendo as receitas próprias atingido no exercício financeiro do ano passado um percentual de 15,65% da receita total do município, já descontada a contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundeb.
Na Educação, o município apresentou desempenho superior à média Brasil em 9 dos 10 indicadores avaliados, obtendo pontuação 9, bem superior a média estadual que é 6,5. Na Saúde, superou a média Brasil em 3 e ficou próximo em 1 dos 10 indicadores analisados, atingindo assim pontuação abaixo da média estadual.
Quanto ao Índice Geral Fiscal dos Municípios, criado pelo TCE para avaliar o grau de qualidade da gestão fiscal, Guarantã do Norte alcançou o resultado de 0,55, superior à média estadual que é de 0,49, e obteve conceito “C”, classificado como “Gestão em Dificuldade”, o que se deve à despesas com pessoal e custos da dívida pública. As contas de Governo receberam parecer prévio favorável do pleno do tribunal.