PUBLICIDADE

Três frentes parlamentares são criadas na Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa contará com a atuação de três frentes parlamentares para debater assuntos como medicina alternativa, cooperativismo e o Vale do Rio Cuiabá. Os atos referentes à constituição e instalação dos grupos foram publicados no Diário Oficial, que circulou hoje, com a nomeação dos deputados que irão compor as frentes.

O deputado Wancley Carvalho (PV) será coordenador-geral de duas frentes. A primeira delas é a do Cooperativismo no Estado com o objetivo de defender, fomentar e formar parcerias no setor. A Frencoop, como será chamada, seguirá os mesmos moldes da já existente no Congresso. O grupo contará com o apoio do deputado federal do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes. Os membros atuantes são Zeca Viana (PDT), coronel Pery Taborelli (PV), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Saturnino Masson (PSDB).

O coordenador Wancley Carvalho acredita que a Frencoop deverá contar com a adesão de mais parlamentares ao longo do ano. Neste sábado, celebra-se o Dia Mundial do Cooperativismo e a expectativa é de que a frente comece a trabalhar na próxima semana.

Outra frente que será coordenada por Wancley é em “Defesa das Práticas Integrativas da Saúde”, chamada de Frente Holística. Ela irá debater a integração da medicina alternativa com a convencional na rede pública de saúde. Atualmente, são mais de 50 práticas existentes e que demonstram resultados. Apesar de haver certo preconceito às terapias propostas, cada vez mais gente se interessa pela prática e até mesmo hospitais conceituados têm inserido a medicina alternativa nos tratamentos oferecidos, como é o caso do Sírio-Libanês, em São Paulo.

Também sob a coordenação de Wancley, são membros da Frente Parlamentar Holística, os deputados Emanuel Pinheiro (PR), coronel Pery Taborelli, Saturnino e o primeiro-secretário da Casa, Ondanir Bortolini (PR). A data de instalação do grupo ainda não foi definida. O objetivo dos parlamentares é conhecer melhor e buscar formas de inseri-las no Sistema Único de Saúde (SUS).

A terceira frente parlamentar é a de “Desenvolvimento Econômico e Social-Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá". Ela será coordenada pelo deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) e atuará na defesa dos interesses das populações localizadas nestas cidades, oferecendo propostas, defendendo projetos e estabelecendo metas para a inclusão social e econômica.

Um das ações da frente será a elaboração de estudos sobre os problemas que afetam o desenvolvimento da região, devendo estabelecer propostas nas esferas orçamentárias para que planos e projetos sejam direcionados a atender às necessidades da população.

Além de Botelho, compõem a frente os deputados Emanuel Pinheiro, Wilson Santos, coronel Pery Taborelli e o presidente da Casa, Guilherme Maluf.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE