PUBLICIDADE

TCE discute repasse ‘automático’ de prefeituras para consórcios em MT

PUBLICIDADE

Na sessão plenária desta terça-feira o pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso debateu a possibilidade de instituir débito automático no repasse das prefeituras para os consórcios intermunicipais. Se for aprovado pelo Tribunal essa forma de repasse poderá assegurar a regularidade nos pagamentos previstos em contrato de rateio e dar uma solução para o elevado de índice de inadimplência das prefeituras de municípios consorciados.

A decisão final do Tribunal Pleno deverá ser conhecida na próxima sessão ordinária do TCE, uma vez que o conselheiro Waldir Júlio Teis pediu vista do processo para estudar o assunto.

O assunto entrou em pauta do Tribunal Pleno por meio de consulta formulada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Portal da Amazônia, Roque Carrara.

O processo foi relatado pelo auditor substituto de conselheiro Luiz Henrique Lima que votou pela admissibilidade do débito automático e a vinculação de parcela da receita municipal oriunda de transferência do FPM a consórcio público, desde que os recursos sejam destinados exclusivamente a ações e serviços públicos de saúde e que todos os repasses ao consórcio estejam previstos nas leis orçamentárias municipais (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), bem como no contrato de rateio.

No voto, o relator ressalta que o débito automático somente poderá ser processado por instituição financeira oficial e dependerá de autorização legislativa que especificará, entre outras condições, limites de prazos e valores.

O Ministério Público de Contas e a Consultoria Técnica do TCE emitiram pareceres opinando pela admissibilidade legal dessa forma de repasse das contribuições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE