PUBLICIDADE

TCE aprova resolução que exigirá maior transparência de prefeituras, câmaras e demais órgãos em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O Tribunal de Contas de Mato Grosso aprovou por unanimidade a resolução normativa que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos no âmbito da Corte de Contas e também prevê a criação de um conselho dos usuários – assunto em estudo pelo Instituto Rui Barbosa para adoção por todos os TCs do Brasil. O ouvidor-geral e relator da proposta, conselheiro Antonio Joaquim apontou que é ação pioneira do TCE nessa regulamentação. “É como se fosse o Procon dos usuários do serviço público. É um assunto complexo, que diz respeito à transparência e amplia muito a presença do cidadão junto a todas as instituições”.

De acordo com o documento, são direitos básicos do usuário a participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços, obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação e proteção de suas informações pessoas nos termos da legislação pertinente, dentre outros.

Além disso, segundo o presidente, conselheiro José Carlos Novelli, o TCE deverá publicar o quadro geral dos serviços públicos prestados. “Especificando as unidades responsáveis por sua realização e a autoridade a que estão subordinados, bem como divulgar a carta de serviços ao usuário, que dispõe sobre as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público” , explicou.

A resolução também disciplina as atribuições da Ouvidoria-Geral e procedimentos a serem adotados nas manifestações dos usuários e o setor será responsável por distinguir, no processamento das denúncias, as que sejam oferecidas em desfavor de membros e servidores do Tribunal de Contas daquelas em desfavor dos jurisdicionados.

O programa, que será oficialmente lançado no próximo dia 24, avaliará o nível de transparência ativa dos portais dos poderes e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas, incluídos os sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE