O senador Pedro Taques divulgou, esta tarde, nota lamentando a morte do colega senador Itamar Franco, que foi presidente do país. O Brasil perde um Grande Senador. Em poucos meses no Senado, o Presidente Itamar mostrou independência, nos ensinando a arte parlamentar. Estivemos juntos na Comissão Especial da Reforma Política. Com muita honra para mim, fomos vencidos juntos em alguns temas. Ele participava de todos os debates de uma forma exemplar, sempre dedicado.", afirmou Taques.
Com base no convívio que teve com Itamar durante os trabalhos legislativos, o mato-grossense lista algumas das qualidades do ex-presidente. "Independência do Legislativo. Não ao relativismo ético. Não ao autoritarismo. Esses são os legados do Senador Itamar. No Senado, não se curvava diante da arrogância. Era voz certa e firme na luta por um Legislativo que não aceita a submissão", descreve.
Ele lembrou que, no último encontro que teve com Itamar no Senado, foi presenteado com um livro que trata dos malefícios da corrupção. "Um exemplo de simplicidade. Quando eu o chamava de Presidente Itamar, ele me dizia: ‘não, só Itamar, aqui somos todos iguais"", finalizou Pedro Taques.
Itamar Franco foi diagnosticado com leucemia em maio e, durante o tratamento, contraiu uma pneumonia, que se agravou. Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI e morreu hoje (02.07) às 10h15 da manhã.