O governador Pedro Taques cumpre extensa agenda até sexta-feira para buscar recursos para o Estado. Hoje ele foi recebido por diretores dos bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, apresentou dados socioeconômicos de Mato Grosso, com foco na vocação do Estado para o agronegócio. O material mostrado aos prováveis investidores foi elaborado em parceria pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Infraestrutura.
Foram destacados os indicadores mato-grossenses de desenvolvimento econômico, em especial os voltados ao crescimento com sustentabilidade, ao potencial mineral e à posição geográfica estratégica da unidade federativa, que a qualifica como um “corredor” do ecoturismo. Além disso, os representantes do Governo de Mato Grosso elencaram os principais esforços feitos pela atual administração para contribuir com o crescimento do Estado, como a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres e os investimentos em infraestrutura logística, possibilitados pelo programa Pró-Estradas.
À tarde, o governador apresentou o programa Pró-Pantanal, lançado na terça-feira (5), no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger. Ele assinou o decreto com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico, o turismo e a preservação ambiental.
Ainda no BID, é discutida a possibilidade de reativação, por meio da obtenção de recursos alocados no início da década passada, do extinto programa BID Pantanal, que visa beneficiar com infraestrutura a região pantaneira.
Na quarta-feira (13), em busca de novos aportes, o governador apresenta novamente a empresários americanos e brasileiros os atrativos da economia mato-grossense para geração de negócios. O seminário Lide Business Meeting ocorre no Harvard Club, em Nova York, e contará também com as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. O evento é promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais em conjunto com a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Brazilian American Chamber of Commerce).
Até o fim da semana estão programadas visitas da comitiva de Mato Grosso à Universidade Columbia, a mais antiga instituição de ensino superior do estado de Nova York, e reuniões com fundos de investimentos e investidores.
Taques está sendo acompanhado dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e adjunta de Acompanhamento das Políticas e Programas de Desenvolvimento, Rita Chiletto, por representantes do Banco Mundial, na capital norte-americana.
(Atualizada às 22:18hs)