O governador Pedro Taques anunciou, esta manhã, que já emitiu a ordem de serviço para a retomada das obras de mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande que não ficaram prontas para a Copa do Mundo, em junho do ano passado. Ele garantiu que compromisso em terminar os viadutos, trincheiras, duplicações e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e que há algum tempo a empresa contratada para gerenciar as obras do novo modal de transportes vinha apontando diversos erros.
O governador afirmou que faz auditoria nas obras e que deve cobrar na Justiça a conclusão na forma e na qualidade em que foi contratada. Um exemplo citado é a trincheira que deveria existir na Avenida da FEB, em Várzea Grande, embaixo do Viaduto Isabel Campos (Dom Orlando Chaves).
Taques disse que pretende realizar audiências públicas para saber qual será o futuro da obra orçada inicialmente em R$ 1,477 bilhão, mas que deve consumir mais cerca de R$ 500 milhões para sua conclusão. Além disso, será feito um estudo técnico para avaliar a viabilidade do sistema que já está em construção.
O governador também destacou que vai cortar cerca de 1.400 cargos comissionados no projeto de lei que prevê a reforma administrativa do Estado. A proposta deve ser encaminhada nos próximos dias à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados estaduais. Conforme o governador, a necessidade de cortar os cargos se dá porque o Estado já alcançou o limite de gastos com pessoal que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Segundo ele, outras medidas que precisam ser efetivadas é o aumento no número de policiais civis e militares, além de um novo concurso para professores. Entretanto, é necessário que haja o corte de comissionados e uma eficiência maior na arrecadação para que o Estado consiga realizar novos concursos que visam preencher as áreas defasadas.
O governador lembrou que nos primeiros 50 dias do ano foi possível elaborar o projeto de conclusão das obras do Hospital Central de Cuiabá, que passará a ser uma nova unidade Materno Infantil com 200 leitos e capacidade de 500 leitos por mês.
Taques destacou que foram feitas diversas ações visando a transparência, entre elas, a divulgação do patrimônio dos 24 secretários de Estado. Os titulares das pastas também assinaram um acordo de resultados com ações que devem ser desenvolvidas nos primeiros 100 dias de governo.
Conforme o chefe do Executivo, o Estado deve comemorar ao longo do ano os 150 anos de Cândido Mariano da Silva Rondon – o Marechal Rondon, considerado Patrono das Comunicações. “Já determinei as Secretarias de Cidades (Secid) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para que concluam as obras do Memorial Rondon, localizada na comunidade de Mimoso (em Santo Antônio do Leverger)”, disse.
Entre as ações de infraestrutura elencadas pelo governador no programa estão os 270 quilômetros de rodovias estaduais que foram recuperadas na operação Pró Estradas, antes mesmo do Carnaval. Na festa popular, por sua vez, o governador comemorou a diminuição da violência, segundo Taques, graças ao trabalho das forças de segurança do Estado.
A informação é da assessoria.
.