O suplente de senador Jorge Yanai (DEM) disse que aguarda com ansiedade a possibilidade de assumir o mandato do senador Jonas Pinheiro por um período de quatro meses. A possibilidade foi aventada pelo próprio Jonas Pinheiro que esperava apenas um sinal do primeiro suplente Gilberto Goellner, que em 2006 já assumiu idêntico período, num processo de rodízio, que facilita a penetração política dos suplentes em suas bases eleitorais.
Jorge Yanai é médico em Sinop e já foi deputado estadual por um mandato e sonha com a possibilidade de poder lançar sua candidatura a prefeito na sucessão de Nilson Leitão (PSDB) que tem acordo de apoiar um candidato do DEM nas eleições de outubro próximo. “Com certeza será uma experiência importante não só para mim como para Sinop e o Nortão de Mato Grosso. Mesmo o senador Jaime Campos tendo base eleitoral em Alta Floresta mais um senador pode ajudar a conquistar novos avanços e benefícios para o Estado”, disse o segundo suplente de senador Jorge Yanai.
A licença de Jonas Pinheiro deve acontecer nos primeiros meses de 2008, provavelmente logo após a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2008 que foi prejudicada pela rejeição da CPMF e volta ao plenário logo após o Carnaval. Para o ex-deputado, o fato da cidade e região possuir um senador dar respaldo ao partido e a uma eventual candidatura a prefeito.