O delegado da Polícia Civil Pablo Borges é o novo coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A escolha foi hoje, durante reunião com integrantes do gabinete e o prefeito Dilceu Rossato. Eles também trataram da instalação de um centro de ressocialização do menor infrator, com recursos municipais e estaduais.
Rossato explicou que a prefeitura repassou ao Estado uma área de terra de 57 mil metros quadrados para a construir o centro, na região de chácaras, sentido Sinop. A proposta será apresentada no próximo dia 6, quando o secretário de Segurança do Estado, Mauro Zaque, deve ávisitar Sorriso.
O delegado Pablo destacou a necessidade da edificação expondo que, mensalmente, há uma demanda reprimida de 40 menores com possibilidades de internação. Nesses casos, em que não há vagas em outros centros estaduais, os menores infratores permanecem detidos na delegacia por cinco dias, período máximo permitido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e na sequência, liberados. “O que observamos é que muitos voltam a cometer infrações logo após a liberação e acabam detidos novamente”, ressaltou. A realidade deve mudar quanto o centro em Sorriso ficar pronto.
Pablo expôs ainda que a unidade teria 40 vagas para internação e também seria uma casa de cumprimento de pena, destinada ao menor que esteja cumprindo medida socioeducativa de semiliberdade. Trata-se de um modelo similar ao semiaberto, em que durante o dia os menores freqüentem normalmente suas atividades rotineiras e retornam à noite, para pernoitar. A intenção é que a casa de cumprimento de pena disponibilize 20 vagas, informa a assessoria.