O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado, ontem à noite, pelos vereadores. Com isso, uma área de cerca de 50 hectares será repassada para a concessionária de água do município realizar as obras de implantação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
A área está localizada nas proximidades da pista de motocross, às margens do rio Teles Pires. Os bairros mais próximos (Santa Maria, União e os condomínios fechados Cidade Jardim e Costa Brava) ficam a 1,5 quilômetro da futura estação. Isso deve fazer com que acabem as reclamações dos moradores sobre o mau cheiro da atual estação, que deve ser desativada.
“Com a destinação dessa área, a concessionária terá até o fim do ano de 2016 para implantar 90% do esgoto tratado de Sorriso, ficando também comprometida em desativar as atuais ETEs que estão em funcionamento nos bairros Benjamin Raizer, São Francisco e Santa Maria”, afirmou o vereador Hilton Polesello (PTB), líder do prefeito.
A área foi comprada pela prefeitura e será repassada para a empresa. Anteriormente, esta informou que a nova estação faz parte do Programa SaneaMais no qual serão investidos R$ 74 milhões em melhorias no abastecimento e na ampliação da rede de esgotamento sanitário do município nos próximos anos. Nele também está prevista “a construção de 211 km de rede coletora. A cobertura do serviço de esgoto saltará de 17% para 90% da população até 2016”.