PUBLICIDADE

Sorriso: população votará em plebiscito para decidir se aprova nome de rua para homenagear líder religioso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O presidente da câmara municipal, Fábio Gavasso, nomeou a comissão que vai conduzir o plebiscito, que será realizado para ouvir a população sobre a mudança no nome da rua 3, do bairro Centro Sul, para rua Martinho Lutero. A alteração já foi aprovada em projeto de lei, aprovado em outubro, pelos parlamentares.

A proposta foi feita pelos vereadores Silvana (PTB), Bruno Delgado (PMB), Maurício Gomes (PSB), Fábio Gavasso (PSB), Marisa (PTB) e Cláudio Oliveira (PR). A justificativa, conforme consta no projeto aprovado, é que na rua 3 está localizada a comunidade luterana Congregação Bom Jesus, que tem aproximadamente 900 membros.

“Além de mudar de um nome que é um número, a comunidade solicita que seja homenageado o fundador da referida igreja (Martinho Lutero), isto é, que o nome leve consigo um significado histórico. A própria comunidade fez uma pesquisa prévia e há aceitação da maioria dos moradores favoráveis a alteração aqui proposta”, justificaram os vereadores, ao proporem a mudança.

A realização do plebiscito (que ainda não tem data) atende a uma lei municipal de 2014, que estabeleceu as regras para mudanças nos nomes de ruas de Sorriso. Farão parte da comissão, os vereadores Damiani, Toco Baggio e Maurício Gomes.

Lutero nasceu em 1.483 na Alemanha. Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante e foi contrário a diversos dogmas do catolicismo romano. Ele publicou as famosas 95 teses contra a prática da venda de indulgências, o papa pediu que se retratasse, ele se negou o que se resultou em sua excomunhão da Igreja Católica. Sua teologia desafiou a infalibilidade papal em termos doutrinários. Defendia que apenas as Escrituras seriam fonte confiável de conhecimento da verdade revelada por Deus. Doutor em teologia, Lutero defendia reformas na doutrina da Igreja Católica. Os teólogos da época que concordavam com Lutero e também foram excomungados definiram-se como luteranos. A propagação da crença Luterana no Brasil foi a partir de 1.532. Ainda de acordo com dados do Wikipedia, atualmente há mais de 80 milhões de luteranos no mundo.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE