quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop terá novo distrito industrial e comercial com 559 lotes

PUBLICIDADE

Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira à noite o projeto criando o segundo distrito industrial e comercial – o DIC Norte que será na Estrada Ruth ( fundos do parque de exposições da Acrinorte). O distrito está sendo criado pela prefeitura e terá 559 lotes. A área total é de 913 mil metros quadrados.

A meta da prefeitura é atrair mais empresas para Sinop, fortalecendo a economia, gerando mais empregos e renda. Os terrenos poderão ser pagos em dois anos valores dependem do tamanho de cada área e variam de R$ 25 a R$ 45 mil ( bem abaixo do valor do mercado). A primeira parcela será de 20% do total. Haverá descontos de 35% para pagamento à vista -para micro-empresas do setor da indústria moveleira e artesanato em madeira-, 20% para pagamento à vista (para empresas de outros segmentos) 10% para pagamento em até 4 vezes. As empresas não vão pagar IPTU, alvará e ISS no primeiro ano de funcionamento. Do segundo ao quinto ano a redução no pagamento vai caindo de 80 a 20%.

As empresas que pretendem se instalar devem encaminhar requerimento à prefeitura-secretária Indústria, Comércio e terá 60 dias para apresentar projeto de implantação e funcionamento devidamente aprovados por CREA, Corpo de Bombeiros, Ibama, Sema, dentre outros. As edificações devem ocupar no mínimo 30% da área do lote e, no máximo, 80%.

Foram aprovadas 5 das 8 emendas apresentadas. Dentre elas estão a que vedam empresas já instaladas no primeiro DIC de adqurir áreas no Distrito Industrial Norte e
os recursos das vendas dos lotes ficarão em conta específica. Dentre as emendas retiradas para melhor avaliação está a que mudava o tamanho de ruas e avenidas e que permitia, em alguns casos, o pagamento dos lotes em até 36 meses.

O projeto deve ser sancionado pelo prefeito Nilson Leitão provavelmente dentro dos próximos 15 dias. Só após a sanção é que deve ser definido quando começam as vendas dos lotes. O prefeito destaca a necessidade da diversificação das indústrias e que este distrito industrial também “permitirá a implantação de encubadoras de empresas com objetivo de criar, orientar o micro e pequeno empresário, ampliando as possibilidades de sucesso de suas empresas.

A Secretaria de Indústria e Comércio avalia que o DIC Norte representa o incentivo de forma ordenada e precisa para o desenvolvimento industrial da cidade e geração de inúmeros novos postos de trabalho.

O primeiro Distrito Industrial e Comercial de Sinop fica em uma área bem localizada, às margens da BR-163 e foi criado há mais de 10 anos. Tem concessionárias de carros, caminhões, empresas de implementos agrícolas, insumos, fábrica de ração, mecânicas, dentre muitas outras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE