Eleitores que estão com alguma pendência têm até o dia 7 de maio para se regularizar e ficarem aptos à votar em outubro. De acordo com o Cartório Eleitoral, cerca de 4 mil tiveram o título cancelado em Sinop, que possui o maior eleitorado do Nortão.
Entre os motivos para cancelamento estão ausência e não justificativa nas três últimas eleições – Referendo do Desarmamento, em 2005, 1º e 2º turnos, nas eleições gerais, no ano passado –. O chefe do cartório, Wedson Marques do Amaral, alertou a todos que possuem alguma irregularidade que procurem a unidade para não terem problemas durante as eleições, já que a partir de 7 de maio, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será fechado.
Atualmente, 67 mil eleitores estão alistados em Sinop. A projeção é que chegue a 70 mil até maio. Em toda a 22ª Zona Eleitoral, que também abrange Vera, Cláudia, Feliz Natal, União do Sul e Santa Carmem, são 92 mil votantes. Este número deve subir.
O cartório também está fazendo transferências de domicílio e alterações de cadastro. Para novos alistamentos, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, apresentar documento de identificação, comprovante de residência. Homens maiores de 18 anos também devem apresentar comprovante de alistamento militar. No caso de transferência é exigido o atual título.